Notícias -
Versão BR Versão ES Versão EN
Anuncie Aqui
A+  A-

SIRHA Rio - Versão brasileira da maior feira de gastronomia, foodservice e hotelaria do mundo

03/10/2016 00:00:00

O evento receberá mais de 100 expositores e marcas e um público esperado de 12 mil pessoas. As competições Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie realizarão etapa regional com participantes de todo o país. Seminário de hotelaria e evento de gelato serão novidades

Thomas Troisgros – Presidente Técnico do Bocuse dOrO Sirha Rio (Le Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation), maior evento de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, produzido pela Fagga | GL events Exhibitions, terá sua segunda edição no Rio de Janeiro. O crescimento do salão levou sua realização para o Riocentro, centro de convenções na Barra da Tijuca, onde acontecerá de 4 a 6 de outubro de 2016. Lá serão apresentados os lançamentos no setor de foodservice, hotelaria. concursos gastronômicos com reconhecimento internacional, chefs renomados brasileiros e estrangeiros, palestras, entre outros eventos.

O prestigiado chef Claude Troisgros é o Presidente do Sirha Rio. A direção geral do evento fica por conta da francesa Marie-Odile Fondeur. “É um grande prazer realizarmos a segunda edição do Sirha no Brasil com um crescimento significativo da feira. Os setores de foodservice e hotelaria crescem cada vez mais no país e o evento atende a uma verdadeira demanda do mercado”, avalia.

A expectativa da Fagga | GL events Exhibitions é de um crescimento de 30% na visitação em relação à primeira edição, totalizando mais de 12 mil visitantes durante os três dias. Nesta edição, serão mais de 100 expositores e marcas. Em 2015, o público foi de 9.436 pessoas. 

O evento se dividirá entre a área de expositores; a de concursos – Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie, dois dos mais prestigiados do mundo; o auditório - que incluirá a programação do inédito Seminário de Hotelaria e o Mesa ao Vivo, “reality show editorial” da revista Prazeres da Mesa, entre outros; e a área de animação.

Vânia Tavares, diretora da Fagga | GL events Exhibitions, acredita que o evento é uma ocasião única tanto para os expositores quanto para os visitantes: “Preparamos o Sirha-Rio para pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento. É uma oportunidade para conhecer as novidades em produtos e serviços e para investir em network, já que estarão presentes os principais nomes e marcas do mercado”.

Coupe du Monde de la Pâtisserie

Philipe BryeDurante o Sirha Rio, acontecerá a seletiva regional da Coupe du Monde de la Pâtisserie (CMP). O evento é referência na arte da alta pâtisserie no mundo inteiro, revelando novos talentos da área. No Rio, será no dia 4 de outubro. Sete candidatos competirão por quatro vagas na etapa nacional do concurso, que será em 2017.

Flávia QuaresmaOs chefs pâtissiers Philipe Brye e Flávia Quaresma são presidentes do concurso e, junto de Ramiro Bertassin, selecionaram os candidatos. “É muito importante para o mercado da confeitaria poder contar com um concurso desse porte no Brasil. Nosso objetivo é levar esta parte da gastronomia a uma categoria artística”, observa Flavia.

Este ano, o regulamento prevê que os candidatos usem ingredientes regionais brasileiros em suas preparações, valorizando toda a diversidade de sabores que nosso país tem a oferecer.

A Coupe du Monde de la Pâtisserie foi fundada em 1989 pelo chef pâtissier francês Gabriel Paillasson, durante uma edição do Sirha Lyon. Ele continua exercendo um importante papel no desenvolvimento do concurso e seu nome é associado à excelência de confeitar. 

Os sete concorrentes da seletiva regional são divididos em duas categorias: açúcar e chocolate. Na categoria açúcar, deverão ser preparadas duas tortas com frutas regionais brasileiras contendo uma pequena peça artística em açúcar. Já na categoria chocolate, serão nove sobremesas empratadas predominando o chocolate e valorizando ingredientes regionais, também com uma peça artística. Os candidatos terão três horas para completar seus trabalhos.

Bocuse d’Or

Durante o Sirha Rio, acontecerá uma seletiva do Bocuse d’Or, considerado o mais prestigioso concurso culinário do mundo para profissionais da alta gastronomia, no dia 5 de outubro. Uma das novidades deste ano é que a etapa do Rio será regional, com oito participantes representando todas as regiões do Brasil. Além disso, o chef Thomas Troisgros chega como presidente técnico da competição, trazendo jovialidade e integrando chefs de todo o país, ao lado de Laurent Suaudeau, que segue como presidente da competição.

Como processo seletivo para esta etapa regional, os candidatos tiveram que criar uma receita com o ingrediente obrigatório especificado pelo regulamento – o pernil de cordeiro – complementado por três acompanhamentos livres. Os critérios avaliados para escolha dos candidatos foram ingredientes usados, dificuldade da receita, técnica aplicada e apresentação.

Na competição do Sirha Rio, cada chef terá 2 horas e 30 minutos para preparar sua receita ao vivo para o júri. Entre os quesitos que serão julgados estão a apresentação do prato e a degustação.

Serão escolhidos os quatro melhores pratos e os chefs responsáveis por cada um serão certificados como ganhadores do Bocuse d’Or Seletiva Regional Brasileira e estarão classificados para o Concurso Bocuse d’Or Seletiva Nacional Brasileira, em 2017.

Na busca pelo próximo grande nome da gastronomia nacional, Thomas Troisgros convocou um time de peso para ajudar no garimpo por todas as regiões do país. Andrews Valentim (Escola da Arte Culinária Laurent - São Paulo), Bruno Rappel (Professor de Gastronomia no Centro Universitário - Brasília), Onildo Rocha (Grupo Roccia - João Pessoa), David Jobert (L'Atelier du Cuisinier - Rio de Janeiro), Fred Trindade (Trindade - Belo Horizonte), Marcelo Schambeck (Del Barbiere - Porto Alegre) e Victor Vasconcellos (Bar Número e Feed Food - São Paulo) são os fiéis escudeiros de Thomas.

Talentos do Gelato

O último dia da segunda edição do Sirha Rio, 6 de outubro, será gelado. Os gelatos serão os protagonistas do “Talentos do Gelato”, evento que tem como principal objetivo promover a atividade de sorveteiro e incentivar criações com elementos brasileiros na busca pelo Sabor Sirha 2016.

Sob a tutela do mestre gelatiere Frederico Samora, quatro duplas de participantes serão convidadas a realizarem suas criações em três formatos: torta gelada, cuba decorada e sobremesa empratada individual com gelato. Não há um tema específico, cada dupla pode escolher o seu e a fidelidade a ele será avaliada. 

A torta gelada deverá ter, no mínimo, três sabores, sendo um deles em forma de gelato. Os outros podem ser cremes, mousses e semifrios. Ela também poderá ter outros elementos como pão de ló, frutas, crocantes, biscoitos e frutas secas.

Já a cuba - recipiente de alumínio onde o sorvete é armazenado e exposto - deverá ter um sabor único, sendo que ele pode ser composto (por exemplo, manga com gengibre). Deverão ser preparadas duas cubas – uma decorada, para exposição; e uma sem decoração, para degustação.

Os concorrentes deverão ainda preparar uma sobremesa individual com um gelato. Podem ser usados também elementos como crocantes, pão de ló, mousses e recheios.

O júri observará os seguintes aspectos: degustação e conformidade com o tema escolhido para todas as criações; além de aspecto artístico e corte para a torta gelada e originalidade da decoração para a cuba e sobremesa individual.

Para eleger o melhor sabor, será formado um júri com técnicos e jornalistas presidido pelo chef confeiteiro Angelo Perrella. Flavia Quaresma, chef confeiteira e presidente da Coupe du Monde de la Pâtisserie, será conselheira do corpo de jurados.

A dupla vencedora terá sua criação eleita como o Sabor Sirha 2016.

Mesa ao Vivo

O maior evento de enogastronomia do país, o Mesa ao Vivo, faz parte da programação do Sirha Rio e acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro. Criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa, é estruturado como um “reality show editorial”.

O público — constituído de estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, sommelièrs, micros, pequenos e grandes empresários de produtos gastronômicos e donos de bares e restaurantes — vai atuar na confecção de um número da revista Prazeres da Mesa, participando de aulas e degustações que serão os temas da edição. Os participantes assistirão produtoras, repórteres e fotógrafos da equipe da revista em ação, trabalhando a partir de uma redação montada no local.

 Seminário Senac de Gastronomia Saberes e Sabores

O Senac Nacional promoverá um seminário de gastronomia e hotelaria para profissionais do setor no último dia do evento, 6. As palestras abordarão temas como “O ponto de equilíbrio em A&B”, “A valorização das culinárias regionais como patrimônio cultural e fator de desenvolvimento sustentável”, e “A sedução da boa mesa”, entre outros.


Últimas Notícias - RSS

Data
Feriadão atrai turistas para cidades localizadas a poucos quilômetros da Capital 01/11/2017
Paradise Coast recebe 3ª edição do Craft Beer & Fine Food Festival, em Marco Island 01/11/2017
GOL lança Bagagem Expressa em diversas cidades 27/10/2017
Turismo e Indústria em defesa dos parques temáticos 17/10/2017
Roteiros incríveis na África do Sul 29/06/2017
Avianca Brasil inicia venda de passagens para voos diretos entre São Paulo e Santiago, no Chile 29/06/2017
Festival de gastronomia agita Park City 28/06/2017
American Airlines premia as melhores agências de viagens de Belo Horizonte 31/05/2017
SeaWorld Entertainment e Sesame Workshop anunciam novo parque Sesame Place 31/05/2017
Marriott International reforça equipes na região do Caribe e América Latina 31/05/2017
AMRESORTS amplia presença no México 31/05/2017
Pernambuco é o estado anfitrião da Experiência Braztoa Nordeste 30/05/2017
Aeroportos têm aprovação de 89% dos passageiros 25/10/2016
Braztoa discute sustentabilidade no 12º FITS 14/10/2016
Três feiras tradicionais mudam de casa e optam pelo São Paulo Expo 14/10/2016
Costa do Sauípe participa pela primeira vez da Adventure Sports Fair 13/10/2016
Plinc Turismo estreita laços na Abav 13/10/2016
Boeing da American Airlines “vira” parque de diversões 13/10/2016
Peregrinos rumo ao Santuário Nacional de N.Sª Aparecida 13/10/2016
Artistas brasileiros participam de festival de arte em Lisboa 13/10/2016
OLIMPIADAS 2016 ARTIGO DO EDITOR

Newsletter

  • Top Hotel
  • Especial
  • Acontecendo
  • Acordos
  • Promoções
  • Diversão sem limites

    Curtir atrações radicais pode requerer limite mínimo de idade, mas o máximo depende de cada um. Para comprovar, fomos testar as atrações do Unipraias, em Balneário Camboriú.... Leia mais


  • The Sea Porch Restaurant no The Don Cesar

    Hospedar-se no The Don Cesar já é uma escolha certeira para suas férias. Acrescente a isso deliciar-se com as refeições do Sea Porch Restaurant, localizado no interior deste hotel histórico.... Leia mais


    Esta seção permite ao visitante inteirar-se do que está acontecendo na cidade de seu interesse. Consulte a agenda de eventos culturais, desportivos ou de negócios e mantenha-se antenado no seu destino.

    Selecione

    País:


Apoio

Top Vídeos

Destaques

Publicidade

Conversor de Moedas

Valor:

to