Notícias -
Versão BR Versão ES Versão EN
Anuncie Aqui
A+  A-

Santa Teresa promove nova edição do projeto Arte de Portas Abertas

10/10/2016 00:00:00


Cinquenta e oito artistas, 31 ateliês e 13 espaços culturais de Santa Teresa, tradicional bairro do centro do Rio de Janeiro, participaram neste fim de semana da 26ª edição do projeto Arte de Portas Abertas, organizado pela Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa (Chave Mestra). A ideia, segundo Dony Gonçalves, um dos organizadores do evento, é “abrir os ateliês, as galerias e espaços culturais para mostrar a produção múltipla, em vários suportes, dos artistas de Santa Teresa ligados à associação”.

Segundo Gonçalves, o projeto reúne a cada edição um público superior a 20 mil pessoas. Para ele, esse é um sinal de que a cultura está em alta na cidade. “É um evento que acontece desde os anos de 1990 e, a partir de 2003, com apoio da Associação dos Artistas Visuais, que fundaram a entidade para estruturar melhor esse evento, está entre os 100 melhores [eventos] do calendário do Rio de Janeiro. É um evento que já deu certo”, destacou.

Este ano, o projeto está sendo revitalizado a partir dos conceitos do associativismo e coletivismo. Nesta edição, o projeto fez parcerias com a rede de gastronomia do bairro, no circuito Arte sobre a Mesa. Os visitantes puderam apreciar ainda, dentro da programação, palestras e visitas guiadas aos museus Chácara do Céu e Casa de Benjamin Constant.

O projeto Arte de Portas Abertas reúne pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, objetos e algumas instalações. As obras expostas têm preços que variam de R$ 40 até R$ 3 mil.

Receptividade

A artista visual Miriam Miranda expõe seus trabalhos durante o evento desde 2009. Para ela, o projeto é uma janela para sua arte. “A gente tem contato com as pessoas. É o público. Não é o curador, o comprador específico, mas o público de modo geral, que dá um retorno para a gente. Na minha concepção de arte, só concluímos o nosso trabalho quando o espectador observa o trabalho e dá um retorno. Aí, conseguimos perceber se o objetivo está sendo alcançando. Quando o público percebe, coisas novas acontecem, outras ideias e leituras aparecem. Essa receptividade é fantástica. O Arte de Portas Abertas permite isso.”

Cenógrafa, Miriam Miranda desenvolve sua arte por meio de pintura e objetos com tecidos.

O artista Piá faz intervenções com grafite em muros da cidade. Este ano, a convite do Arte de Portas Abertas, ele voltou a Santa Teresa, onde morou alguns anos. “Eu continuo enxergando Santa Teresa como morador”. Sobre o projeto, foi categórico: “O que for bom para o bairro é bom para a gente”.

Com apoio da Casa dos Empreendedores Urbanos (CEU), os visitantes podem conhecer também um pouco da cultura indígena brasileira na Casa Ashaninka, povo que habita o Rio Amônia, no Acre. O Projeto Ashaninka tem o intuito de fortalecer e capacitar os índios dessa etnia, ensinando como tirar proveito financeiro da floresta sem desmatar. Na Casa Ashaninka, o público tem oportunidade de conhecer produtos confeccionados pelos indígenas e, inclusive, experimentar suas pinturas.

Arte é tudo

Para a professora Helena Maria da Costa Silva, o evento deveria ter, no mínimo, duas edições por ano. “É lindo ver as pessoas abrirem suas casas e perder essa coisa de se trancar para o vizinho, poder receber o outro, ser anfitrião da vizinhança da cidade.”

As designers de interiores Luci Rosane Dutra e Cristina Ferrarezi acharam o projeto muito interessante. Elas contam que já conheciam o Circuito das Artes do Jardim Botânico, evento similar que ocorre anualmente no bairro do mesmo nome, na zona sul carioca, mas esta foi a primeira vez que decidiram subir Santa Teresa para apreciar as obras dos artistas locais. 

O aposentado Flávio Antonio Dias Ramos mora em um sítio no sul de Minas Gerais. Carioca, morou próximo de Santa Teresa durante a vida e não perde a oportunidade de rever a cidade sempre que pode. A eleição municipal foi a deixa que esperava desta vez. Veio votar e  acompanhou amigos que queriam conhecer o bairro. Flávio considera o projeto Arte de Portas Abertas maravilhoso. "Abre a cabeça de quem vem olhar. Arte é tudo”, definiu.

Da Agência Brasil


Últimas Notícias - RSS

Data
Aeroporto Internacional do Recife bate recorde do ano da Copa do Mundo 17/01/2018
Ciclistas promovem o Turismo Nacional 17/01/2018
Estilista Alexandre Herchcovitch visita base da GOL, em Campo Grande 17/01/2018
Com inscrições abertas, 11º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa ganha novo endereço 17/01/2018
Exposição com bonecos Playmobil entra na programação do “Verão no RioZoo” 17/01/2018
Feriadão atrai turistas para cidades localizadas a poucos quilômetros da Capital 01/11/2017
Paradise Coast recebe 3ª edição do Craft Beer & Fine Food Festival, em Marco Island 01/11/2017
GOL lança Bagagem Expressa em diversas cidades 27/10/2017
Turismo e Indústria em defesa dos parques temáticos 17/10/2017
Roteiros incríveis na África do Sul 29/06/2017
Avianca Brasil inicia venda de passagens para voos diretos entre São Paulo e Santiago, no Chile 29/06/2017
Festival de gastronomia agita Park City 28/06/2017
American Airlines premia as melhores agências de viagens de Belo Horizonte 31/05/2017
SeaWorld Entertainment e Sesame Workshop anunciam novo parque Sesame Place 31/05/2017
Marriott International reforça equipes na região do Caribe e América Latina 31/05/2017
AMRESORTS amplia presença no México 31/05/2017
Pernambuco é o estado anfitrião da Experiência Braztoa Nordeste 30/05/2017
Aeroportos têm aprovação de 89% dos passageiros 25/10/2016
Braztoa discute sustentabilidade no 12º FITS 14/10/2016
Três feiras tradicionais mudam de casa e optam pelo São Paulo Expo 14/10/2016
OLIMPIADAS 2016 ARTIGO DO EDITOR

Newsletter

  • Top Hotel
  • Especial
  • Acontecendo
  • Acordos
  • Promoções
  • Seaworld – certeza de diversão para toda a família

    Uma viagem a Orlando nunca será completa sem uma visita aos seus parques temáticos e aquáticos e sem compras intermináveis. Normalmente são reservados dias completos para os parques da região e, não raro, várias atrações não são visitadas... Leia mais


  • The Sea Porch Restaurant no The Don Cesar

    Hospedar-se no The Don Cesar já é uma escolha certeira para suas férias. Acrescente a isso deliciar-se com as refeições do Sea Porch Restaurant, localizado no interior deste hotel histórico.... Leia mais


    Esta seção permite ao visitante inteirar-se do que está acontecendo na cidade de seu interesse. Consulte a agenda de eventos culturais, desportivos ou de negócios e mantenha-se antenado no seu destino.

    Selecione

    País:


Apoio

Top Vídeos

Destaques

Publicidade

Conversor de Moedas

Valor:

to